Na BAOBÁ livraria, inauguramos os ciclos de partilha sobre o livro ilustrado! Começamos por receber Bru Junça, mediadora de leitura, contadora habituée da BAOBÁ e criativa do projecto S(L)ER, que vem estrear connosco!
O objectivo deste ciclo é formar um grupo de reflexão e partilha sobre o livro-álbum, promovendo o diálogo entre a palavra e a ilustração através do olhar individual.
Este é um convite para gente grande: educadores e professores, mediadores de leitura, parceiros de Serviço Educativo, alunos de design, de literatura e os mais puros curiosos.
As sessões serão três, com intervalo de 2/3 semanas, permitindo um tempo de leitura e pesquisa para trazer novas ideias à conversa. Nos dias 2 de Maio, 29 de Maio e 19 de Junho marcamos encontro das 19h às 21h.
Para darmos início ao grupo, precisamos de 15 inscrições (máx. participantes: 22).
40€ (valor conjunto de 3 sessões)
Inscrições: livraria@orfeunegro.org
Programa de Partilha:
1ª sessão | Quem lê quem?
A nossa identidade. O livro que nos apresenta. As palavras que nos escrevem. O traço que nos define. As páginas que escrevem a nossa história. A paleta que nos pinta. As leituras que somos. A capa e a contracapa que nos guardam, dentro.
2ª sessão | Nem tudo o que parece é
Transformação. Mudança de página. Metamorfose através da narrativa. Finais surpreendentes e inícios sem espanto. Opostos que nos colocam direitos. Certezas que nos viram do avesso.
3ª sessão | (Des)encontros
Chegar e partir. Ir e ficar. Desistir e insistir. Nascer e morrer. Linhas da outra margem. Os livros que nos encontram e os livros que nos procuram. Correr mundo, ao pé. Estar, ao longe.
Bru Junça licenciou-se em Educação de Infância na Universidade de Évora e concluiu a Pós-Graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica de Lisboa. O seu trabalho de mediação da leitura junto de crianças e adultos leva-a a escolas, bibliotecas, associações e a encontros literários em Portugal e além-fronteiras. Promove trabalho de continuidade com algumas escolas e bibliotecas. Dá e recebe amor através dos livros. São a sua linguagem mais fiel!