Carrinho de Compras

Sobre Nós


A Orfeu Negro estreia-se em 2007 com o título A Arte da Performance, de RoseLee Goldberg, dedicando-se, desde então, à publicação de ensaios e outros trabalhos documentais no âmbito das artes contemporâneas. Privilegiando a transversalidade do pensamento artístico e o cruzamento dos vários territórios, tem apostado nas áreas da dança, do teatro, do cinema, da fotografia, da arquitectura e das artes visuais. Conta no seu catálogo com autores como Peter Brook, Jacques Rancière, Laurence Louppe, Didi-Huberman, entre outros. Inaugura em 2016 a série de estudos de género e de raça, lançando obras de Virginie Despentes, Judith Butler, bell hooks, Paul B. Preciado e Grada Kilomba.

No âmbito do livro ilustrado, nasce em 2008 a colecção Orfeu Mini, uma série de livros ilustrados para miúdos e graúdos, que privilegia o formato álbum e entrelaça ilustração com design gráfico, oferecendo ao leitor histórias e objectos inovadores para pensar às avessas. A Orfeu Mini é já um selo de referência nacional e internacional, publicando artistas estrangeiros premiados como Oliver Jeffers e Jon Klassen, e ainda Catarina Sobral, Joan Negrescolor, Manuel Marsol, Madalena Moniz e Carolina Celas.
Ainda no contexto do livro ilustrado, a colecção Casimiro, iniciada em 2010, publica títulos inusitados para gente madura e extravagante, oferecendo obras singulares, de cariz erótico e provocador, como é o caso de Obscénica, com textos de Hilda Hilst e ilustrações de André da Loba, e de Marotices, de Marion Fayolle.
 
Em finais de 2016, a editora dá forma a um sonho antigo e inaugura a BAOBÁ livraria, a casa dos livros ilustrados em Lisboa. Tal como a antiga árvore africana, a BAOBÁ é um abrigo de histórias e uma reserva de vida para todos aqueles que cruzam a sua porta. Com um catálogo internacional para leitores de todas as idades, há ainda na BAOBÁ uma programação semanal rica e diversa, repleta de actividades, encontros com autores, sessões com contadores de histórias e arte-educadores. Visitem-na aqui: www.facebook.com/baobalivraria
 

Catálogo Orfeu Negro   Catálogo Orfeu Mini